Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

life Inc.

Beauty & Lifestyle

A função pública! by Barbie&Cindy

A semana passada houve aqui uma troca de opiniões relacionada com o "funcionalismo" da função pública. E hoje é dia de expressarmos aqui a nossa opinião!

 

Não se pode generalizar mas quantos de nós foram já mal atendidos/informados ao dirigirmo-nos a um balcão de qualquer organismo público? Ou então testemunhámos situações no mínimo caricatas e pensámos " são mesmo uns incompetentes"? Obviamente que tal não acontece única e exclusiva no sector público. Infelizmente também há muita "cagada" no privado.

 

Então onde reside a diferença? Pressupomos nós que no facto de um erro/omissão/cagada não passar despercebida no sector privado. À custa das promoções e aumentos e etc, os trabalhadores estão muito mais sujeitos a serem chamados à atenção e responsabilizados por tudo o que fazem. E há prazos a cumprir e serões a trabalhar quando é preciso. Não me parece que alguém do sector público fique para além do expediente.

 

O que é certo é que qualquer organismo público ou privado, com atendimento ao público deve ter uma certa qualidade e não andarem todos a fazer que faz. Isto vem no seguimento do que eu, Cindy, passei ontem. Eu tenho prazos a cumprir, clientes a quem dar respostas, processos para despachar. Até hoje nunca deixei ninguém pendurado. E muito menos cheguei à hora de ir embora e sabendo que havia trabalho pendente, virei as costas e fui à minha vida. Além disto, a maior parte de quem trabalha em atendimento ao público acha que nós, utentes, munícipes, temos de esperar. Quantos de nós já não passaram horas em filas a ver os funcionários a conversarem, a escolher o menu para o almoço  (sim já presenciei uma cena destas!) e a "cagarem" em quem está à espera e precisa de ir trabalhar? Ou então quando temos de lá voltar porque se enganaram em alguma coisa? A mim já me aconteceu enganarem-se na minha data de nascimento na SS. Segundo aqueles queridos eu tinha 6 anos. Maravilha não é? E quem é que teve de lá ir de propósito? Eu, claro! Porque a alteração tinha de ser presencial!!!

 

De modo que o que se passou ontem foi a epítome de um acumular de outras que tal, processos perdidos, técnicos aos quais é quase necessário ensinar-lhes a legislação, clientes desesperados porque os técnicos nunca mais respondem aos processos... um rio de dinheiro perdido porque as coisas demoram anos...

 

Eu, Barbie, já trabalhei numa Conservatória. Além do facto de as pessoas terem de esperar imenso para serem atendidas, ainda eram muitas vezes ridicularizadas por não saberem a distinção entre um prédio rústico e urbano ou como se processa um casamento ou divórcio. Será que esses funcionários não estão lá para nos elucidarem? Se todos nós soubessemos de tudo não precisávamos de mais ninguém!

 

E ninguém é responsabilizado no meio disto tudo? Pois não! Têm progressão automática de carreira! E a avaliação, como todos nós sabemos, é uma treta! Além de que a classificação depende muitas vezes do chefe e não da qualidade/quantidade do trabalho.

 

E se hoje em dia é difícil entrar para os quadros da Função Pública, tempos houve em que o "factor C" (leia-se cunha sff)  punha famílias inteiras a trabalharem no mesmo local. E que à custa disto tiraram o lugar a pessoas que efectivamente tinham as competências necessárias ao cargo.

 

E eu, Cindy, que tenho um gajo em casa que trabalha para a função pública, que todos os anos reza para que lhe renovem o contrato, porque senão no privado de certeza que não tem um salário tão bom (e merecido), penso muitas vezes na injustiça disto tudo. De quem trabalha bem e não vê o trabalho reconhecido. De quem não faz nenhum mas mexe os cordelinhos e recebe luvas. E de quem quer é ter salário ao fim do mês mas não quer trabalhar.

 

Ah e outra coisa. Não são os salários da função pública que estão mal e são exagerados. São mesmo os do privado que são absurdamente baixos e miseráveis.

 

xoxo

barbie&cindy

___________________________________________________________________________________________________ Se gostaram de ler este post e não querem perder pitada das novidades aqui no blog, basta subscrever o blog por e-mail e seguir-me nas redes sociais Instagram e Facebook ( tudo na na barra lateral direita). ___________________________________________________________________________________________________

15 comentários

Comentar post

Meet the Blogger

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contato de e-mail

daybiday@sapo.pt

@life_inc_blog
Follow on Bloglovin

Parcerias

Compre aqui

SweetCare - Saúde, Beleza e Cosmética

Calendário

Janeiro 2010

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31