Ainda sobre o post de ontem...by Cindy
Já reparei que são poucos os blogs que têm dado algum destaque à preocupante situação económica que o nosso país atravessa. Mas acima de tudo, já temos uma grave situação social e até moral a desenrolar-se há uns anos.
O que é que nos vem faltando já há uns anos? O sentido de responsabilidade como cidadãos. É fácil apontar o que está mal mas não nos darmos ao trabalho de fazer melhor. Era sobre isso o texto que a Ângela me enviou ontem, da autoria de Eduardo Prado Coelho.
Eu vejo as coisas desta perspectiva, a minha perspectiva. Acabei a minha licenciatura, tive de fazer um ano de estágio para ingressar na Ordem dos Arquitectos e poder ser Arquitecta. Tive a sorte de ter um estágio remunerado. Fiquei a trabalhar na empresa a recibos verdes. Um falso recibo verde. Tinha horário de trabalho, local de trabalho, e férias. Apesar de ficar quase sem ordenado sempre fiz os meus descontos como manda a lei - Segurança Social, IRS, IVA. Sempre paguei tudinho. Cheguei mesmo a prejudicar as quotas da Ordem para cumprir as minhas obrigações fiscais. E direitos? Descontava mais que qualquer trabalhador dependente e não tinha direito a fundo de desemprego nem a baixa em caso de doença. Eram 160€ para a segurança social todos os meses. 160€ atirados ao vento. E foi assim durante 4 anos de trabalho. E não foi por falta de procurar melhor.
Portanto a mim revolta-me saber que há pessoas que trabalham pouco, recebem muito e ainda fazem as mais variadas aldrabices. O português está sempre a pensar como há de enganar o vizinho, não é assim que se diz? O pior é quando o vizinho somos nós, uma minoria, cidadãos cumpridores...
Se cada um pensasse que com a sua mesquinhez e aldrabice está a prejudicar um sem número de pessoas, a prejudicar o futuro dos filhos, a impedir o país de crescer, talvez o mundo fosse um lugar melhor.
xoxo
cindy