Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

life Inc.

Beauty & Lifestyle

Aviso! Post ultra longo!

Agora que sou mamã, acompanho uns quantos baby blogs e fóruns. Quanto mais não seja, é sempre útil em caso de dúvidas em relação a algumas situações com que nos deparamos com a Pinypon. Sempre tive sede de conhecimento e quando me propus a esta aventura da maternidade procurei preparar-me ao máximo. Claro que a teoria não é tudo e o instinto é o mas importante mas mesmo assim há uns quantos pontos assentes e ajuda saber com o que contamos.

 

Nesse sentido, as aulas de preparação para o parto e alguns livros que entretanto comprei, foram muito úteis. E procuro sempre que posso transmitir esse conhecimento às futuras mamãs.

 

Nisto dos bébés há muitas teorias. E a maior parte delas entra em conflito. E por isso é importante seguir sobretudo o nosso instinto e aprender a fazer ouvidos de mercador à maior parte das coisas que nos dizem, excepto as assentes em factos científicos, por assim dizer. É que ouvimos tantos disparates que até mete dó e eu tenho de me controlar para não revirar os meus lindos olhos.

 

É importante desmistificar uns quantos assuntos - a amamentação,o sono, o colo, as cólicas.

 

Falemos da amamentação. Não há nada mais complicado ao início mas também não há nada que se torne tão simples. Mas é preciso ter força de vontade. Ter informação. Perceber que vai haver uns dias em que o bébé vai querer mamar de meia em meia hora e não é porque o nosso leite não é bom. É porque há uns episódios chamados picos de crescimento e ao mamar mais, a produção de leite vai-se adaptar às novas necessidades do bébé. Se a mamã quiser amamentar força. Senão, não é o fim do mundo e acho um absurdo o fundamentalismo que se gerou em volta da amamentação, ao ponto de as mulheres se sentirem obrigadas a fazê-lo ou a sentirem-se criminosas em caso de não o poderem/quererem fazer.

 

E o sono? Acho que não há nada que atormente mais os pais. Eu que adorava dormir, vi-me em modo zombie pela primeira vez na minha vida. Mas habituamo-nos e se tivermos sorte o próprio bébé encontra o seu ritmo e começará a aumentar as horas de sono naturalmente pela noite dentro. Importa aqui ajudá-los a distinguir a noite e o dia. De dia, o ruído, o movimento, a claridade. De noite, o silêncio e o escuro. Quando a Pinypon adormeceu pela primeira vez sozinha nem queria acreditar. E assim continua felizmente. Mas às vezes pesquiso em fóruns e ouço cada barbaridade. Desde deixar os bébés chorarem até adormecerem de exaustão. Por acaso nós gostamos de estar a chorar e sentirmos que ninguém nos liga? Não, pois não? Então deixar um bébé chorar assim desalmadamente só vai fazer com que não se sinta seguro. E cada vez vai ser pior, podendo inclusivé rejeitar a cama. E depois está o caldo entornado. Outra teoria é o de deitar os bébés tarde e assim eles dormem até de manhã. E manter um bébé acordado até à meia noite? Boa sorte! É preciso ver que eles precisam de dormir cerca de 12h por noite. Ora se os deitam à meia noite, acordam-nos ao meio dia? Credo! Pois a minha vai para a cama às 21h para se habituar a dormir cedo.

 

O colo é outro dos assuntos polémicos. Quantas vezes não ouvimos " ah, não dês muito colo que o bébé depois ganha manha"? Claro, um recém nascido é o ser mais manhoso do mundo, cuidado! Tratem-se! Por acaso a minha só reclama colo ao final do dia quando já está farta da espreguiçadeira e de rebolar no tapete. Durante o dia vou dando miminho mas não ando o dia todo com ela ao colo. Mas sempre que pede eu dou colinho. Vai chegar o dia em que eu vou querer e ela não, mais vale aproveitar!

 

E acabando nas cólicas, há algo mais confortável que o colo da mãe ou do pai, quando lhes dói alguma coisa? Ainda me lembro de como a Pinypon dormia em cima do meu peito toda encolhidinha quando tinha cólicas. Foram algumas noites passadas assim no sofá, comigo meia recostada e ela lá ia acalmando. Não se habituou, pois não? E as cólicas parece que só agora foram embora de vez. Aos 5 meses. E foram a única causa das noites más que ela jamais nos deu.

 

E este post já vai longo e nem sei se alguém vai ter paciência para o ler todo. Mas às vezes mete-me dó ouvir algumas coisas de tão absurdas que são. Pode ser que este post ajude alguém.

 

xoxo

cindy

 

 

___________________________________________________________________________________________________ Se gostaram de ler este post e não querem perder pitada das novidades aqui no blog, basta subscrever o blog por e-mail e seguir-me nas redes sociais Instagram e Facebook ( tudo na na barra lateral direita). ___________________________________________________________________________________________________

6 comentários

Comentar post

Meet the Blogger

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contato de e-mail

daybiday@sapo.pt

@life_inc_blog
Follow on Bloglovin

Parcerias

Compre aqui

SweetCare - Saúde, Beleza e Cosmética

Calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930