5 dicas para pintar o cabelo em casa
Espero que todos se encontrem bem! Hoje venho-vos falar da nova secção da Notino dedicada a produtos de higiene e limpeza, incluindo cuidados de mãos, manicure e claro, coloração! Numa altura em que não podemos contar com ir ao cabeleireiro, podemos mesmo assim pintar o cabelo em casa. Acredito que muita gente tenha receio de arriscar mas acreditem, não é nada de complicado, eu já pintei imensas vezes em casa! Não querem acabar a quarentena com raízes até meio do cabelo pois não?
Precisam de ter alguns cuidados ao fazer a coloração em casa, sigam as minhas recomendações e vai correr tudo bem!
1 - Antes de mais... não inventem. Se nunca pintaram o cabelo em casa e não têm experiência/ jeito não se aventurem em loucuras como californianas, ombrés e coisas que tal. Fiquem nos básicos - coloração total - e vai correr bem. Na loucura, podem experimentar os kits de madeixas. Escolham o tipo de coloração que pretendem - permanente, temporária, tom sobre tom... Há vários tipos e depende do que pretendem alcançar. Para quem tem muitos brancos, devem optar por uma tinta permanente. Para os primeiros brancos, uma coloração tom sobre tom bastará. Apesar da minha idade avançada ( cof, cof) ainda não tenho brancos e como tal, habitualmente escolho uma coloração tom sobre tom. Para cabelos danificados, nada como escolher uma coloração sem amoníaco - como por exemplo a Syoss Oleo Intense.
Syoss Oleo Intense
L’Oréal Paris Casting Crème Gloss
L’Oréal Paris Colorista Washout
2 - Se têm cabelo curto, comprem uma embalagem mas se têm cabelo médio ou comprido, não arrisquem e tragam duas. Dependendo da marca, podem ficar sem tinta a meio do processo e não querem arriscar, certo?
3 - Leiam sempre as instruções e sigam-nas à risca. 48h antes de aplicarem a coloração, façam o teste de sensibilidade. Devem aplicar atrás da orelha ou na parte interna do braço uma pequena quantidade e esperar por eventuais reações alérgicas.
4 - Antes de começarem, coloquem à mão tudo o que precisam. Luvas, bata, pincel, tinta e vaselina para proteger a pele. O ideal é que o cabelo esteja "sujo" e não tenha sido lavado nesse dia. A oleosidade natural do cabelo ajudará a protegê-lo.
5 - Finalmente, mãos à obra. Devem dividir o cabelo em 4 secções, e prendê-las com molas. O ideal é começar pelas secções da nuca e terminar nas secções frontais. Iniciar pela raiz até às pontas. Quem tiver cabelos brancos deverá insistir na raiz antes de finalizar. Cumpram o tempo à risca! Só isso evita desastres. Antes de retirarem a coloração, misturem um pouco de água fria e massagem durante uns minutos. Depois é só retirar o restantes com água morna, até a água sair límpida. Se o kit de coloração trouxer produtos para aplicar, façam-no nesta fase.
Boas colorações! Quem desse lado pinta o cabelo em casa?
xoxo
Marta