Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

life Inc.

Beauty & Lifestyle

A importância das datas de validade nos produtos de beleza

O fim de semana que passou andei a fazer uma limpeza nos produtos de beleza e cosméticos que tinha a uso. De 3 em 3 meses costumo dar uma vista de olhos para ver se não estou a usar produtos cuja validade já expirou e que podem originar alergias e reações cutâneas.

 

Contrariamente aos alimentos, os cosméticos não têm prazo de validade com base no momento de compra mas sim a partir do momento em que são abertos pela primeira vez, na sua maioria. O prazo depende da composição, do armazenamento e da forma como são conservados. Nas minhas pesquisas encontrei esta infografia do Portal Info Cosméticos que resume muito bem esta questão da validade e as várias simbologias.

 

04_Infografia-10.png

Dentro dos cremes, o creme de olhos é aquele que geralmente apresenta prazo de validade mais curto, pelos que tenho cá em casa geralmente 3 meses. Ora este prazo mais reduzido é compreensível porque trata-se de um creme para uma das áreas com maior risco de infeção e por outro lado, o próprio creme está mais sujeito a contaminação. E por falar em contaminação, sabiam que jamais devíamos aplicar o creme colocando os dedos dentro do boião? Devíamos sim usar uma espátula ou cotonete. Mas poucas de nós fazem isso, certo? Assim sendo, devemos estar atentos a alterações na textura, cheiro e cor.

 

Quanto à maquilhagem, geralmente traz sempre a indicação de quanto tempo dura após aberta. Há produtos mais susceptíveis de se "estragarem", por exemplo máscaras de pestanas e sombras. Muita atenção também à limpeza dos pincéis e esponjas que usamos para aplicar a maquilhagem!

 

E para terminar, sabiam que os perfumes podem durar até 10 anos? SE conservados em locais frescos e com pouca luminosidade, não  sofrem alterações de maior nem ganham aquele cheiro de alcoolizado. Acho que nunca tive um perfume que durasse tanto tempo, pelo simples facto de que acho um feito não gastar uma embalagem em 10 anos!

 

Regras para conservar os produtos:

 

- evitar locais com humidade ( presumo que a casa de banho se insira nesta categoria!);

- os produtos não devem estar sujeitos a alterações de temperatura;

- nada de deixar os produtos ao sol ou calor;

 

xoxo

Marta

___________________________________________________________________________________________________ Se gostaram de ler este post e não querem perder pitada das novidades aqui no blog, basta subscrever o blog por e-mail e seguir-me nas redes sociais Instagram e Facebook ( tudo na na barra lateral direita). ___________________________________________________________________________________________________

Meet the Blogger

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contato de e-mail

daybiday@sapo.pt

@life_inc_blog
Follow on Bloglovin

Parcerias

Compre aqui

SweetCare - Saúde, Beleza e Cosmética

Calendário

Fevereiro 2020

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829