Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

life Inc.

Beauty & Lifestyle

Bebé a bordo #29: amamentação depois dos 12 meses

Tenho recebido algumas mensagens pelo Instagram sobre se ainda amamento ou não. E curiosamente, ultimamente parece que esta é a coisa que mais me perguntam. E embora seja uma questão do foro privado, não há porque não responder que sim, ainda andamos em modo "maminha".

 

Da M. a amamentação foi também bem sucedida mas quando começámos a introduzir o leite de vaca após os 12 meses, ela foi mamando cada vez menos e pelos 15 meses demos por terminada essa nossa demanda. Foi um desmame bem natural, um dia não lhe dei maminha e ela não pediu e assim continuou sem voltar a pedir.

 

IMG_20190108_152226.jpg

 

Quanto ao baby Pepê, continua a mamar 2/3 vezes por dia - ao pequeno-almoço, no segundo lanche quando o vou buscar à creche e depois de jantar, antes de ir para a cama. Às vezes quando andamos fora, o segundo lanche transforma-se em iogurte sem stresses. E assim, ainda não introduzimos outro leite, embora já tenha comido alimentos com leite incluído - panquecas, waffles etc. Das recomendações do pediatra, realça-se o fato de ele ter tendência a bronquilites e como tal, manter a amamentação que sempre dá outra proteção - se sim, se não, não sei. O que eu sei é que quando está mais adoentado e diminui o apetite, nunca perde a vontade de mamar e assim alimenta-se e hidrata-se.

 

Continuo também com horário reduzido no trabalho por ainda estar a amamentar - levo justificação da médica de família todos os meses e entrego nos RH. Esforço-me por produzir o mesmo que quando trabalhava a tempo inteiro mas infelizmente há quem ache que podemos sempre fazer mais ou não entenda que mais vale um funcionário satisfeito a tempo parcial do que um a tempo inteiro a pensar que deixou o filho bebé 8h ou mais na creche e vai passar ao todo 4h com ele em 24h. Também já me apercebi que há pessoas que acham estranhíssimo um bebé de 12 meses ainda mamar mas acho que é uma questão de mentalidade. Sabiam que o aleitamento materno diminui o risco de infeções gastrointestinais, diminui o risco de obesidade nas crianças e adolescentes, melhora o desempenho escolar e reduz o risco de cancro da mama e do ovário na mãe? Claro que a amamentação não são só rosas mas nesta fase está já estabelecida uma rotina e raramente causa problemas e desconforto à mãe e bebé. As recomendações da OMS são para manter a amamentação pelo menos até aos 2 anos, não sei se lá chegaremos, é enquanto (ambos) quisermos e fizer sentido.

 

Podem ler mais sobre amamentação aqui.

___________________________________________________________________________________________________ Se gostaram de ler este post e não querem perder pitada das novidades aqui no blog, basta subscrever o blog por e-mail e seguir-me nas redes sociais Instagram e Facebook ( tudo na na barra lateral direita). ___________________________________________________________________________________________________

Meet the Blogger

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contato de e-mail

daybiday@sapo.pt

@life_inc_blog
Follow on Bloglovin

Parcerias

Compre aqui

SweetCare - Saúde, Beleza e Cosmética

Calendário

Julho 2019

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031