Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

lifeInc.

O Life Inc é um blogue com dicas sobre beleza e cosmética e reviews de produtos. Queres estar a par das últimas novidades em maquilhagem e cosméticos? Maquilhagem Cosméticos Skincare Lifestyle

Coisas que não entendo #16

Perguntava a Cláudia - perante as notícias de gastos acima dos 500€ por parte das famílias em material escolar - se não seria um exagero? Realmente, parece um valor exagerado mas infelizmente corresponde à realidade. Um agregado com dois filhos em idade escolar ultrapassa facilmente esse valor, entre livros e material. 

 

Mas se os gastos em livros não podem ser facilmente contornados (haveria tanto a dizer sobre o reaproveitamento dos livros entre anos letivos), gastos extra com mochilas, lápis, canetas e afins podem ser reduzidos! Mas o que eu vejo nas compras em cada arranque letivo são carrinhos a abarrotar com tudo o que é material novo!!! Não me digam que todos os anos são precisos lápis de cor, canetas de feltro, réguas, esquadros novos!? Onde andam os dos anos anteriores? E será realmente necessária uma mochila nova todos os anos?

 

Lembro-me que o início do ano letivo era sempre motivo para ir comprar material novo - uma alegria, para quem como eu adorava lápis de cores e canetas! - mas lembro-me da mochila dar para alguns anos  e de guardar muito material de um ano para o outro. Cabe aos pais conter este desperdício e ensinar aos filhos a reutilizar e a estimar as coisas que têm. Vivemos cada vez mais numa cultura de desperdício e de ânsia por coisas novas... E mesmos nós adultos nem sempre damos o exemplo.

 

Em relação aos livros, não deixem de espreitar aqui e já agora de assinar a petição.

 

xoxo

cindy

Se gostaram de ler este post e não querem perder pitada das novidades aqui no blog, basta subscrever o blog por e-mail e seguir-me nas redes sociais Instagram e Facebook ( tudo na na barra lateral direita).

3 comentários

  • Imagem de perfil

    Life Inc 15.09.2015

    Olá Olívia! Sim, concordo que somos nós pais que temos de educar. Em relação ao poder de compra, se eu te disser que são os menos favorecidos que mais dinheiro gastam... acreditas?

    xoxo
    cindy
  • Imagem de perfil

    Niki 16.09.2015

    Claro que acredito, os mais desfavorecidos tem sempre aquele estigma de que tem de mostrar que tem e dá sempre em asneira... eu por exemplo consigo admitir que este ano não posso ir de férias ou este ano as prendas são só as das crianças e nada de exageros... tudo para conseguir poupar o subsidio e conseguir depois pagar contas extras ao longo do ano. Posso dizer que tenho uma conhecida que andava sempre a rasca com dinheiro... depois vem o sub do marido e nesse natal mostrou as compras de natal para a família e amigos, basicamente era o triplo daquilo que eu tinha adquirido para dar nesse natal... e estamos a falar de uma pessoa que vive em casa dos sogros porque não consegue morar sozinha, que vive do apoio dos sogros, e passa o ano a dizer que ai que agora tenho o seguro para pagar e não consigo, ai que agora o filho ficou doente.. enfim... vi um dia a colecção de sapatilhas de marca que o filho de 3 anos tinha, basicamente tinha mais sapatos que eu própria tenho... e infelizmente sei que ela compra tudo com cartões e mais cartões... porque para os filhos não pode faltar nada do bom e do melhor...
    Roupa não aceita de outras pessoas, porque os filhos um de 2 anos e outro de 3 anos, tem estilos próprios de vestirem-se... e depois a roupa não passa do mais velho para o mais novo, porque são diferentes personalidades.
    E isto de quem não tem possibilidades nem emprego, e só o marido trabalha a ganhar o ordenado mínimo... claro que de tanto me ouvir a criticar que devia de moderar as compras e afins... deixou de me falar... enfim mas eu quando sou amiga sou amiga para tudo para apoiar e para dar na cabeça quando me dizem ai que estou aflita de dinheiro... e eu dizia logo pois é o que dá comprares tudo para os miúdos de marca e não poupares.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Meet the Blogger

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Contato de e-mail

    daybiday@sapo.pt

    Parcerias

    LojaZero.com?s=MartaDAlte
    @life_inc_blog

    Calendário

    Setembro 2015

    D S T Q Q S S
    12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930