Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

lifeInc.

O Life Inc é um blogue com dicas sobre beleza e cosmética e reviews de produtos. Queres estar a par das últimas novidades em maquilhagem e cosméticos? Maquilhagem Cosméticos Skincare Lifestyle

Da Igreja

Como vos contei, no domingo foi o batizado/comunhão da nossa sobrinha e afilhada e não podia deixar de vos vir relatar um episódio caricato.

 

Sou católica mas não sou (muito) praticante, embora goste de assistir à missa de vez em quando e sinta uma imensa paz de espírito quando entro numa igreja. Não vou mais vezes porque no fundo acabo por associar ir à igreja/missa com algumas atitudes menos próprias por parte da Igreja Católica e seus representantes e não tenho grande paciência para fundamentalismos. Custa-me ouvir coisas que me soam a fanatismo e com uma total desaquação aos dias de hoje. Excluir da Igreja as pessoas que se divorciam, as mães solteiras e até casais em união de fato são para mim coisas completamente descabidas hoje em dia. Felizmente, aqui na nossa paróquia são bastante flexíveis e nada dados a fundamentalismos. Não tivemos problema nenhum em batizar a Pinypon mas infelizmente sei de outros casais que não puderam batizar os filhos nas suas paróquias porque não eram casados. Este tema dava pano para mangas mas não me quero alongar muito.

 

Mesmo antes do dia propriamente dito, tivemos a surpresa de ter de tratar de uma data de papelada. Não estava informada mas segundo a paróquia onde seria o Batismo e Comunhão, para sermos Padrinhos teríamos de ter um Certificado de Idoneidade. Nunca tinha ouvido falar em tal, mas claro que tratámos logo de tudo aqui na nossa paróquia. Quando fui pedir os certificados fui questionada se éramos crismados e casados, caso contrário não poderíamos segundo a "lei" ser padrinhos. A sério?! Sou madrinha da minha irmã e já na altura só tinha a primeira comunhão. Deve ter sido a  "lei" dos homens e não de Deus que foi alterada.

 

Ultrapassada esta dificuldade - aceitaram não sermos crismados e casados - finalmente chegou o dia. A cerimónia começaria por volta das 10h mas como éramos os padrinhos tivemos de chegar mais cedo para assinar e nos prepararmos. Tratadas as burocracias, fomos encaminhados para os bancos laterais ao altar, de modo a estarmos perto aquando o batismo. Entrámos nós e outra família e tratámos de nos sentar nos locais indicados para os pais e padrinhos. Ainda faltava bastante tempo para começar a cerimónia e portanto começámos a conversar em voz baixa. Não estávamos aos berros, apenas em amena cavaqueira por isso imaginem a nossa surpresa quando fomos interpelados por uma senhora de idade a mandar-nos calar porque estávamos num local sagrado e a desrespeitar Deus com a nossa conversa. Na casa do Senhor temos de estar em silêncio, pelos vistos. Estão a ver a nossa cara e a da família ao lado?! Antes de mais o batismo e comunhão são dias de festa na Igreja, ou seja, não é um funeral ou uma missa em honra de quem já passou. Segundo, a cerimónia não tinha ainda começado pelo que não estávamos a interferir com nada, exceto talvez com as orações da senhora. Teve azar porque a minha cunhada não tem papas na língua e disse que não estávamos a incomodar ninguém e muito menos a desrespeitar fosse quem fosse. Posto isto, levámos com as pragas da senhora que afinal não deve ser assim tão boa cristã.

 

Felizmente, o resto do dia correu muito bem, gostei bastante do discurso do padre e da cerimónia e não houve mais incidentes. Mas estas coisas deixam-me a pensar no quanto a Igreja tem de se modernizar e de se adequar aos dias de hoje. Ninguém quer um Deus vingativo e castigador. E é por isso que as pessoas cada vez mais se afastam da Igreja.

 

xoxo

cindy

 

Se gostaram de ler este post e não querem perder pitada das novidades aqui no blog, basta subscrever o blog por e-mail e seguir-me nas redes sociais Instagram e Facebook ( tudo na na barra lateral direita).

10 comentários

Comentar post

Meet the Blogger

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contato de e-mail

daybiday@sapo.pt

Parcerias

LojaZero.com?s=MartaDAlte
@life_inc_blog

Calendário

Maio 2016

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031