Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

lifeInc.

O Life Inc é um blogue com dicas sobre beleza e cosmética e reviews de produtos. Queres estar a par das últimas novidades em maquilhagem e cosméticos? Maquilhagem Cosméticos Skincare Lifestyle

Dia Mundial da Arquitetura

Na primeira segunda-feira do mês de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Arquitetura e não posso deixar de assinalar então este 6 de Outubro de 2014 e refletir um pouco sobre o papel do Arquiteto no desenho das nossas cidades e das nossas casas, não fosse o tema deste ano "Cidades saudáveis, cidades felizes".

 

Sei que para a maior parte de vós será talvez uma questão sem importância, um assunto que vos passa ao lado e sobre o qual nunca se debruçaram... Também sei que sou suspeita em abordar aqui este tema mas efetivamente penso e defendo que a Arquitetura e o Arquiteto são fundamentais para o bem-estar das nossas cidades e cidadãos. E também tenho a certeza que nunca foi mais pertinente discutir a profissão como nos dias de hoje, com a crise ainda instalada e o setor da construção em colapso.

 

Durante anos praticou-se a construção desregulada e sem travão, era o tempo das "vacas gordas", cada um queria uma casa, os bancos emprestavam dinheiro a torto e a direito e as imobiliárias e promotores serviram-se disso para promoverem um crescimento no mundo imobiliário que não foi de modo algum sustentável. Por outro lado, as maiores cidades viram a população mudar-se para uma periferia povoada de novos empreendimentos com mais valias em relação à construção mais antiga dos centros históricos, o que deu origem à desertificação e degradação destes espaços e imóveis. A antiga lei do arrendamento também não promovia condições para que os senhorios reabilitassem os seus imóveis, já que muitas vezes os inquilinos pagavam rendas irrisórias e desadequadas aos tempos atuais. Este boom da construção civil, este modelo de construção desenfreada e a torto e a direito, sem respeitar muitas vezes as leis urbanísticas e o meio ambiente não poderia de modo algum ser sustentável a longo prazo e por isso mesmo, com a crise instalada, os bancos individados, o desemprego a aumentar, assistimos agora a uma grave crise no setor, que afeta não só as empresas de construção mas também todos os profissionais ligados à área - Arquitetos, Engenheiros, Agentes Imobiliários e Empresas de Materiais.

 

Felizmente, temos vindo a assistir a uma mudança de mentalidade nos últimos anos, a reabilitação urbana passou a ser vista com outros olhos e os centros históricos têm vindo a assumir-se cada vez mais como fulcrais para o desenvolvimento económico e social das cidades, autênticos centros de empreendorismo e aposta no turismo. Com o Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU) houve a possibilidade de atualizar rendas congeladas há décadas, mediante as possibilidades económicas dos inquilinos, dinamizando o mercado do arrendamento e incentivando a aposta neste setor.

 


Por outro lado, o Arquiteto continua a ser uma figura um pouco abstrata para a maioria da população. Afinal, para que serve um Arquiteto? É só mais um a levar-nos dinheiro, sai-me mais barato ficar pelo empreiteiro ou por aquele desenhador que até trabalha numa câmara e me desenrasca todo o processo. Mas às vezes o barato sai caro e afinal de contas, regra geral, um projeto de arquitetura corresponde a uma percentagem de entre 5 a 7 % do custo total da obra. Para não me estar a alargar muito, deixo-vos este artigo que resume bem porque devem efetivamente contratar um Arquiteto. 

 

 

E como se não bastasse a crise e todas as suas implicações, há ainda debate aceso sobre o enquandramento da profissão. Depois da aprovação do decreto-lei 31/2009 que regulava a profissão, vem agora o mesmo ser revisto e não é para melhor. Estão em causa não só as qualificações profissionais dos técnicos responsáveis pela elaboração de projetos, como o direito a vermos a nossa profissão salvaguardada perante a lei. Podem inclusivé ver a petição online sobre o assunto.

 

O texto já vai longo e muito haveria ainda a dizer, mas gostava de saber a vossa opinião.

 

xoxo

cindy

 

Se gostaram de ler este post e não querem perder pitada das novidades aqui no blog, basta subscrever o blog por e-mail e seguir-me nas redes sociais Instagram e Facebook ( tudo na na barra lateral direita).

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Meet the Blogger

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contato de e-mail

daybiday@sapo.pt

Parcerias

LojaZero.com?s=MartaDAlte
@life_inc_blog

Calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031