Em modo fada do lar #2
Uma das coisas que eu adoro fazer são compotas e molhos. No fundo, transformar e armazenar para não se estragar. E é incrível como ter determinadas coisas prontas nos facilita e muito a vida na altura de querermos desencantar uma refeição rápida ou petiscar qualquer coisa.
Segunda-feira foi dia de cabaz Prove e com ele vieram dois fantásticos e gigantes pimentos vermelhos. O S. não é grande fã de pimento mas não gosto de estragar e tento sempre arranjar formas de aproveitar de modo a ser agradável para todos. Portanto, nada como assar os pimentos com um fio de azeite e sal, retirar-lhes a pele e colocar num frasco de conserva no frigorífico. Podem depois consumir assim em saladas ou então juntar a estufados, fica delicioso porque o fato de termos assado os pimentos torna-os bem doces.
Uma amiga deu-nos uma grande abóbora e foi uma enorme trabalheira conseguir cortá-la toda. Congelei grande parte em doses para sopa e o resto foi destinado a uma maravilhosa compota de abóbora com canela e noz. Ideal para barrar no pão, acrescentar ao iogurte ou queijo. Já sei que os seis frascos resultantes vão voar porque gosto sempre de distribuir pela família e amigos mas vai ser receita a repetir para os cabazes de Natal ( já se pode falar do Natal?).
E ainda fazia tenções de fazer molho de tomate mas os tomates da horta dos meus pais parecem ter sido atacados por uma moléstia qualquer e foram-se. Vou aguardar que os que ali tenho no frigorífico amadureçam para depois fazer uma panelona de molho que depois congelo em doses individuais e tanto jeito dão para imensas receitas.
E vocês, também gostam de fazer estes preparativos outonais?
xoxo
cindy