Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

life Inc.

Beauty & Lifestyle

Natalidade

Queria muito escrever este post. Ultimamente tem havido um grande sururu sobre a baixa taxa de natalidade e a população envelhecida do nosso país, tenho lido imensos artigos de opinião, sobretudo depois do nosso PM ter vindo dizer que vai apresentar um plano de incentivo à natalidade dentro de 3 meses.

 

Espero realmente que 3 meses lhe cheguem para conseguir deslindar o fim deste imbróglio reprodutivo em que estamos, fruto de anos de políticas em que se fomenta a vida profissional em detrimento da vida familiar. Em que as mulheres são na sua maioria descriminadas nos locais de trabalho caso queiram constituir família e tenham de lhe prestar assistência. Em que se valoriza o entrar cedo e sair tarde do emprego porque isso é sinónimo de dedicação profissional. Já aqui falei tantas vezes disto que não me quero estar a repetir mas, caramba! Será que estas almas acham mesmo que se resolve o problema da baixa natalidade sem haver uma reforma profunda a nível do Código do Trabalho e da Segurança Social e ao mesmo tempo uma mudança significativa da mentalidade dos empregadores? Sem falar da criação e manutenção de emprego, que a meu ver, é mesmo o principal problema que impede os casais de partir para o primeiro ou segundo filhos. Às vezes nos pratos da balança estão mesmo lado a lado filhos e emprego. Porque não há proteção na maternidade e paternidade, porque as pessoas temem represálias laborais, porque às vezes querer ter um filho é mesmo sinónimo de ter de correr o risco de ficar sem emprego.

 

Gostei de ler esta opinião: "Como é que se pode pedir aos casais portugueses que tenham mais filhos? A esmagadora maioria luta para sobreviver, não consegue ter rendimento para sustentar as famílias, trabalham horas a mais, os cuidados de saúde são cada vez mais escassos e caros e as escolas não chegam ou não têm condições. E a lista segue muito além do espaço desta coluna. Por tudo isto é preciso um grande desconhecimento, ingenuidade ou descaramento para pedir mais filhos aos portugueses. A menos que ainda acreditem que eles são trazidos pela cegonha."

 

Gostava sinceramente que pudesse ser diferente. Que as coisas mudassem. Depois leio coisas como estas e até poderia concordar, não fosse eu achar que isto incide numa pequena parte da nossa população, aquela que pode efetivamente oferecer essas coisas aos filhos e aquela que não tem bom senso e acha normal dar um tablet a uma criança de 3 anos.

 

xoxo

cindy

 

 

___________________________________________________________________________________________________ Se gostaram de ler este post e não querem perder pitada das novidades aqui no blog, basta subscrever o blog por e-mail e seguir-me nas redes sociais Instagram e Facebook ( tudo na na barra lateral direita). ___________________________________________________________________________________________________

2 comentários

Comentar post

Meet the Blogger

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contato de e-mail

daybiday@sapo.pt

@life_inc_blog
Follow on Bloglovin

Parcerias

Compre aqui

SweetCare - Saúde, Beleza e Cosmética

Calendário

Março 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031