Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

lifeInc.

O Life Inc é um blogue com dicas sobre beleza e cosmética e reviews de produtos. Queres estar a par das últimas novidades em maquilhagem e cosméticos? Maquilhagem Cosméticos Skincare Lifestyle

Natalidade

Queria muito escrever este post. Ultimamente tem havido um grande sururu sobre a baixa taxa de natalidade e a população envelhecida do nosso país, tenho lido imensos artigos de opinião, sobretudo depois do nosso PM ter vindo dizer que vai apresentar um plano de incentivo à natalidade dentro de 3 meses.

 

Espero realmente que 3 meses lhe cheguem para conseguir deslindar o fim deste imbróglio reprodutivo em que estamos, fruto de anos de políticas em que se fomenta a vida profissional em detrimento da vida familiar. Em que as mulheres são na sua maioria descriminadas nos locais de trabalho caso queiram constituir família e tenham de lhe prestar assistência. Em que se valoriza o entrar cedo e sair tarde do emprego porque isso é sinónimo de dedicação profissional. Já aqui falei tantas vezes disto que não me quero estar a repetir mas, caramba! Será que estas almas acham mesmo que se resolve o problema da baixa natalidade sem haver uma reforma profunda a nível do Código do Trabalho e da Segurança Social e ao mesmo tempo uma mudança significativa da mentalidade dos empregadores? Sem falar da criação e manutenção de emprego, que a meu ver, é mesmo o principal problema que impede os casais de partir para o primeiro ou segundo filhos. Às vezes nos pratos da balança estão mesmo lado a lado filhos e emprego. Porque não há proteção na maternidade e paternidade, porque as pessoas temem represálias laborais, porque às vezes querer ter um filho é mesmo sinónimo de ter de correr o risco de ficar sem emprego.

 

Gostei de ler esta opinião: "Como é que se pode pedir aos casais portugueses que tenham mais filhos? A esmagadora maioria luta para sobreviver, não consegue ter rendimento para sustentar as famílias, trabalham horas a mais, os cuidados de saúde são cada vez mais escassos e caros e as escolas não chegam ou não têm condições. E a lista segue muito além do espaço desta coluna. Por tudo isto é preciso um grande desconhecimento, ingenuidade ou descaramento para pedir mais filhos aos portugueses. A menos que ainda acreditem que eles são trazidos pela cegonha."

 

Gostava sinceramente que pudesse ser diferente. Que as coisas mudassem. Depois leio coisas como estas e até poderia concordar, não fosse eu achar que isto incide numa pequena parte da nossa população, aquela que pode efetivamente oferecer essas coisas aos filhos e aquela que não tem bom senso e acha normal dar um tablet a uma criança de 3 anos.

 

xoxo

cindy

 

 

Se gostaram de ler este post e não querem perder pitada das novidades aqui no blog, basta subscrever o blog por e-mail e seguir-me nas redes sociais Instagram e Facebook ( tudo na na barra lateral direita).

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Life Inc 07.03.2014

    Eu também quero acreditar que há ali alguma ironia implícita mas acho uma visão muito redutora. Sei que há pais que acham que os meninos devem ter aulas de natação, inglês, música, dança e sei lá mais o quê. Mas se o pensam e o fazem é porque podem. Porque não me parece que algum pai prefira deixar de ter comida à mesa para o filho ter X actividades. Eu falo por mim, adorava ter colocado a Pinypon na natação para bébés mas pareceu-me um absurdo pagar 30€ para ela ir à piscina 1 vez por semana. É preciso haver bom senso e sobretudo é preciso pensar que os filhos precisam de tempo com os pais e não de tempo nas atividades. É óbvio que se calhar se tiver apenas um filho posso pensar em ir passar um fim de semana fora, se tiver dois se calhar já fica mais complicado, mas isso são opções. E decerto que tal como eu, muitas pessoas abdicariam desses luxos ( se os tivessem) para poderem alargar a família.

    xoxo
    cindy
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Meet the Blogger

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Contato de e-mail

    daybiday@sapo.pt

    Parcerias

    LojaZero.com?s=MartaDAlte
    @life_inc_blog

    Calendário

    Março 2014

    D S T Q Q S S
    1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031