Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

life Inc.

Beauty & Lifestyle

Nós e a tecnologia

Hoje em dia a tecnologia está em todo o lado e presente na maior parte dos nossos gestos diários. Gostamos de consultar o e-mail no smartphone, postar uma foto no Instagram, entretemo-nos com um jogo enquanto estamos à espera e quando damos por ela passamos muito tempo de olhos postos no ecran, seja ele do telemóvel, tablet, tv ou pc. Contra mim falo, que gosto sempre de estar "online" embora hoje em dia esteja cada vez menos. Já pouco uso o FB, exceptuando a página do blog e o chat que uso para falar com algumas pessoas. Cansou-me a exposição e ter de dar satisfações sobre os meus passos. Continuo a gostar do Instagram porque adoro fotografia e acabo por seguir apenas pessoas que conheço e ter seguidores também conhecidos. Passo muito tempo em frente ao pc porque a maior parte do meu trabalho é feito digitalmente e o fator e-mail e redes sociais acaba por ser também importante.Mas gostava de passar menos, sou sincera.

 

Ontem li este texto que achei muito interessante. Acho assustador ver crianças (bébés) tão pequeninas e já de tablet e telemóvel nas mãos. A verdade é que eles dominam os aparelhos na totalidade, mesmo sem ninguém lhes ensinar. Mas será só a mim que me parece muito precoce ver bébés de um ano e pouco já agarrados ao tablet para estarem entretidos enquanto os pais fazem qualquer coisa? No outro dia estava numa loja, olho em redor e vejo uma criança de 4 anos num carrinho e embrenhada no tablet enquanto os pais examinavam a roupa. Não gosto de ver a minha filha a jogar no telemóvel e não gosto de a ver com o tablet - só usamos quando vamos de viagem e em último recurso. Ou seja, é a excepção e não a regra. Que me perdoe quem o faz, mas acho que é cair no facilitismo recorrer aos tablets e telemóveis para os entreter.

 

Quando éramos pequenos mal se ouvia falar em computadores e a única coisa que víamos era televisão e mesmo essa em menores quantidades já que a oferta infantil era bem pequena. Passávamos mais tempo na rua (não se ouvia falar dos perigos de hoje em dia) e sobretudo sabiámos brincar. Estarei errada quando digo que a maior parte das crianças hoje em dia não sabe brincar? Não é capaz de se sentar e estar embrenhada nas suas brincadeiras? Enchemos as crianças de brinquedos e depois elas não os usam, ficam encostados a um canto... Felizmente a de cá de casa sabe brincar sozinha, claro que às vezes pede a minha comparência mas regra geral entretém-se bem e adora os seus brinquedos. É capaz de ficar perdida a folhear um livro e isso deixa-me contente. Sempre gostei de ler, continua a ser das minhas coisas preferidas e acho que é uma atividade muito enriquecedora. Incrível o que se aprende quando se lê um livro! Gostamos de a levar ao parque e ir enumerando o que vemos - as folhas, as árvores, as pedras, os animais... mostrar o quanto é bom correr e estar lá fora. Lembro-me sempre de um coleguinha da minha irmã dizer numa aula que o leite e os ovos vinham do animal supermercado. Gosto de a ver brincar ao faz de conta, em que me prepara as maiores iguarias acompanhadas por um cházinho. E de a ver rodopiar na sala a fazer "balé".

 

O fator tecnologia já está tão presente que as crianças já acham que tudo tem ecran touch. Só me lembro dela no Museu de História Natural em Londres a carregar com o dedo em tudo o que era monitor a ver se funcionava!!! Sei que não a posso impedir de querer o tablet e volta e meia apanho-a com o telemóvel. Mas afinal de contas, sou eu (nós) que mando cá em casa e somos nós - pais - que sabemos como queremos educar os nossos filhos. Cabe-nos a nós ter o discernimento e saber o que queremos para os nossos filhos. Já bastam as situações que não podemos controlar e que escapam ao nosso controlo. O ideal é que haja equilíbrio e sensatez.

 

xoxo

cindy

 

PS: atenção que estou a falar de crianças pequenas e bébés, quando são maiorzinhos acho muito bem que explorem as novas tecnologias.

___________________________________________________________________________________________________ Se gostaram de ler este post e não querem perder pitada das novidades aqui no blog, basta subscrever o blog por e-mail e seguir-me nas redes sociais Instagram e Facebook ( tudo na na barra lateral direita). ___________________________________________________________________________________________________

Meet the Blogger

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contato de e-mail

daybiday@sapo.pt

@life_inc_blog
Follow on Bloglovin

Parcerias

Compre aqui

SweetCare - Saúde, Beleza e Cosmética

Calendário

Julho 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031